Porque um consultor de Customer Success é tão importante para sua empresa?
“Senta, coloca um óculo, se ajeita na cadeira, que lá vem história”...
Como surgiu:
Lá nos anos 80 e 90 os softwares eram vendidos numa espécie de "bolo de caixinha", certo? Após a compra da licença, com valores altíssimos e acesso vitalício ao programa.
Nesse modelo de negócio muitos clientes tinham problemas por causa de incompatibilidade de sua estrutura, atualizações que não eram feitas e falhas recorrentes que demandavam suporte técnico presencial, gerando: alto custo, alto índice de insatisfação com o cliente final por ser um processo moroso.
Uma das formas mais comuns de se utilizar a nuvem surgiu lá no Vale do Silício dentro da empresa Sales Force, o “’Software as a Service” (software como serviço, em português), tinham um modelo diferente daqueles sistemas antigos, agora o cliente paga uma assinatura mensal e não precisa se preocupar com instalação ou taxas de manutenção.
Mas com esse modelo também surgiu um novo desafio...
Como manter os clientes ativos e satisfeitos com a plataforma na nuvem?
Afinal, os sistemas antigos não tinham nenhum tipo de preocupação com a satisfação do cliente, o mais importante era vender a licença e tchau, o técnico responsável que se virasse na implementação e na manutenção da mesma, ou seja, os tempos são outros minha gente...
O que um Customer Success pode auxiliar na sua empresa?
· Menor índice de clientes para o time de retenção.
· Maior possibilidade de expansão de clientes da base.
· Gera credibilidade na sua marca, resumindo, o seu cliente vira seu indicador.
Objetivo de tudo isso?
O seu cliente atingi os resultados desejados através das interações com sua empresa.
Oito dicas importantes para aprimorar essa experiência:
· Conheça muito bem o seu cliente. O que é o sucesso pra ele usando o seu serviço?
· Desenhe a jornada que o cliente vai percorrer, desde á integração e o progresso sobre a usabilidade.
· Identifique os seus indicadores para saber se seu cliente esta tendo sucesso ou não. Defina os gatilhos que fazem sentido para a sua empresa.
· Remova as barreiras e crie hábitos, facilite a usabilidade do seu serviço no dia a dia.
· Sucesso do seu cliente é indutor de receita, é uma pequena mina de ouro para seu faturamento.
· Utilize os indicadores para tomar decisões corretas e abordar proativamente os seus clientes, não se jogue no escuro e sem planejamento.
· Defina o modelo de atendimento (Tech touch, Low touch ou High touch) em níveis escalonados.
· Sucesso do cliente começa na venda, como se diz o velho ditado "o combinado não sai caro".
Como trazer essa mentalidade para os seus colaboradores?
Estenda essa cultura no dia a dia de seus funcionários, não é nada fácil, mais é possível.
Gestores, empresários, façam com que o foco de sua empresa seja o cliente final e não você.
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