Delegar ou Abraçar?
Líder, você sabe delegar tarefas ou abraça tudo?
Você é o líder proativo, que sempre tem várias tarefas e prazos a cumprir e adora mostrar resultados?
Se você respondeu "siiiiiiim".... é a hora de refletir sobre, será que isso é realmente bom para sua equipe?
Não acumule demandas, afinal, você é um líder e todos sabem disso.
O que significa delegar (segundo google)?
Realizar uma transmissão, concessão de poderes... (frase
fortíssima Brasil rsrs)
Papel do Líder
:. Fornecerá as ferramentas necessárias para o sucesso das
operações, guiando, orientando e ajudando a sua equipe.
:. Entender a prática do processo de delegação, proporciona
à equipe um clima de trabalho mais harmonioso.
:. Delegar é passar algo que precisa ser feito a um
colaborador para que ele também possa se desenvolver e crescer com isso, ou
seja, uma ação que exige muito treino, persistência e confiança.
:. Não é simplesmente dar ordens e espera que as pessoas “se
virem” para seguir, o líder compartilha as tarefas de forma "clara",
de acordo com as capacidades e disponibilidade da equipe e nunca terceiriza
suas responsabilidades.
Qual a importância de delegar tarefas?
Só reforçando, como líder, delegar é importante porque você não pode, e não deve fazer tudo sozinho. Entendido?
Delegar tarefas alivia sua carga de trabalho, por um lado, as pessoas que trabalham para você serão capazes de desenvolver novas habilidades e adquirir conhecimento, do outro, mostra que você respeita as competências de seus colaboradores e confia no desempenho e capacidade deles.
Torne-se um líder admirado, estreite os laços de colaboração entre você e sua equipe.
Colaboradores que se sentem confiáveis e respeitados
tendem a ter um nível mais alto de comprometimento com seu trabalho quando
delegamos algo. E como educar uma criança, onde as primeiras orientações são
essenciais para o vida adulta.
Por que alguns líderes falham em delegar tarefas?
Os benefícios desta ação são óbvios, muitos líderes ainda não conseguem delegar com eficácia, a realidade é, que existem vários mitos e conceitos errôneos sobre delegar que podem fazer com que alguns tenham medo de compartilhar suas tarefas.
Coloque em prática!
:. Centralize menos, delegue mais
:. Estabeleça prioridades em suas demandas operacionais x
gestão de conflitos
:. Use os pontos fortes de seus funcionários para delegar
determinadas funções
:. Sempre inclua instruções em "tudo" o que fizer,
seu colaborar não é obrigado a ler seus pensamentos
:. Não tenha medo de ensinar novas habilidades, sempre que
tiver tempo, compartilhe conhecimento
:. Dê a ele autoridade para desempenhar o papel, isso gera
confiabilidade entre vocês
:. Use ciclos de feedback para melhorar a delegação no
futuro
:. Deixe de lado a frase "deixa que eu faço, se eu passar pra fulano, vai demorar muito". Não absolva mais uma atividade não remunerada em sua rotina.
E ai pronto para delegar suas tarefas de forma consciente?
#gestãoemação #trabalhoemequipe #colaboração
Comentários
Postar um comentário