Delegar ou Abraçar?

Líder, você sabe delegar tarefas ou abraça tudo? 

Você é o líder proativo, que sempre tem várias tarefas e prazos a cumprir e adora mostrar resultados? 

Se você respondeu "siiiiiiim".... é a hora de refletir sobre, será que isso é realmente bom para sua equipe? 

Não acumule demandas, afinal, você é um líder e todos sabem disso.


O que significa delegar (segundo google)? 

Realizar uma transmissão, concessão de poderes... (frase fortíssima Brasil rsrs)

 

Papel do Líder

:. Fornecerá as ferramentas necessárias para o sucesso das operações, guiando, orientando e ajudando a sua equipe.

:. Entender a prática do processo de delegação, proporciona à equipe um clima de trabalho mais harmonioso.

:. Delegar é passar algo que precisa ser feito a um colaborador para que ele também possa se desenvolver e crescer com isso, ou seja, uma ação que exige muito treino, persistência e confiança.

:. Não é simplesmente dar ordens e espera que as pessoas “se virem” para seguir, o líder compartilha as tarefas de forma "clara", de acordo com as capacidades e disponibilidade da equipe e nunca terceiriza suas responsabilidades.

 

Qual a importância de delegar tarefas? 

Só reforçando, como líder, delegar é importante porque você não pode, e não deve fazer tudo sozinho. Entendido?

Delegar tarefas alivia sua carga de trabalho, por um lado, as pessoas que trabalham para você serão capazes de desenvolver novas habilidades e adquirir conhecimento, do outro, mostra que você respeita as competências de seus colaboradores e confia no desempenho e capacidade deles.

Torne-se um líder admirado, estreite os laços de colaboração entre você e sua equipe.

Colaboradores que se sentem confiáveis ​​e respeitados tendem a ter um nível mais alto de comprometimento com seu trabalho quando delegamos algo. E como educar uma criança, onde as primeiras orientações são essenciais para o vida adulta.

 

Por que alguns líderes falham em delegar tarefas? 

Os benefícios desta ação são óbvios, muitos líderes ainda não conseguem delegar com eficácia, a realidade é, que existem vários mitos e conceitos errôneos sobre delegar que podem fazer com que alguns tenham medo de compartilhar suas tarefas.


Coloque em prática!

:. Centralize menos, delegue mais

:. Estabeleça prioridades em suas demandas operacionais x gestão de conflitos

:. Use os pontos fortes de seus funcionários para delegar determinadas funções

:. Sempre inclua instruções em "tudo" o que fizer, seu colaborar não é obrigado a ler seus pensamentos

:. Não tenha medo de ensinar novas habilidades, sempre que tiver tempo, compartilhe conhecimento

:. Dê a ele autoridade para desempenhar o papel, isso gera confiabilidade entre vocês

:. Use ciclos de feedback para melhorar a delegação no futuro

:. Deixe de lado a frase "deixa que eu faço, se eu passar pra fulano, vai demorar muito". Não absolva mais uma atividade não remunerada em sua rotina.

E ai pronto para delegar suas tarefas de forma consciente?

#gestãoemação #trabalhoemequipe #colaboração

 


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