Método GTD

Dificuldade em organizar sua rotina corporativa frenética? Pois bem, saiba que você não esta só... rsrs, e saiba também que não existe formula mágica encapsulada, infelizmente.

Como podemos alcançar nossos maiores índices de desempenho?

Você sabia que a nossa energia mental é atraída pelas tarefas incompletas do nosso cotidiano? Qualquer coisa que não esteja no seu devido lugar, toma toda a sua atenção e foco, até mesmo durante a execução de coisas simples, podemos chama-los carinhosamente de “circuitos abertos”. 

O que isso significa? 

Que cada tarefa criada (por você mesmo, você mesmo que acha que pode abraçar o mundo com as coxas), desencadeiam e abrem “circuitos” que precisam ser fechados, pois cada vez que você encerra uma tarefa, seu cérebro apaga essa informação, sendo assim, abrindo um novo campo “extra” para preenchimento desta lacuna com demais demandas que surgiram.

Pasme... isso é cíclico na vida de todo ser humano pensante, atarefado e endividado, como eu disse... você nunca esteve só! rsrs

Como fazer um planejamento diário? 

Existem várias formas de catalogar, como por exemplo: Anotar na agenda de papel ou online, usar um bloco de notas, post it, calendário, seja lá qual for a sua maneira de se organizar, se adeque a uma modalidade á qual você tenha acesso fácil á todo momento, pois de nada adianta usar algum método, sem poder acessa-lo de forma rápida. 

Dicas importantes:

:. Capturar: Anote tudo que está tomando a sua atenção, principalmente os “circuitos em aberto”, tanto as tarefas simples até a mais complexas.

:. Esclarecer: Qual é a complexidade desta ação, porque devo coloca-la na lista? Esclareça tudo o que foi coletado, definindo qual é a próxima ação para cada item.

:. Organizar: Coloque lembretes das ações definidas no seu calendário ou listas apropriadas. Conforme você for executando, liste as concluídas, adeque uma forma de elimina-las, para que seu cérebro intenda que o "circuito iniciado" a respeito "finalizou", já as que você não será capaz de finalizar, “delegue” de uma vez por todas.

:. Refletir: Revise de tempos em tempos seu calendário e listas para garantir que seu foco está adequado. Não existe um planejamento sem alteração, avalie diariamente se cada tarefa inclusa é de fato importe pra ti.

:. Engajar: Simplesmente faça! Pare de procrastinar.

Ao listar suas atividades, você saberá o que realmente impacta na sua produtividade, “feche os circuitos” que não são necessários, isso permite: maior desempenho, maior capacidade de realização e inovação. 

Sua saúde metal lhe agradece. 

Inspirado no Livro: A arte de fazer acontecer – David Allen

Tema: GTD - Getting Things Done.

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