Os quatro tipos de temperamento

A teoria dos temperamentos que representa os “temperos” do comportamento humano, desde a antiga Grécia lá a.C até os dias atuais, muitos estudiosos acompanham a evolução dos pensamentos humanos para entender um pouco melhor sobre o comportamento de forma escalonada. Lembrando que isso não é uma regra absoluta, pois cada individuo pode possuir porções mescladas de cada comportamento.

Eles são...

1 - Colérico

São pessoas explosivas, e a liderança é um de seus pontos fortes, pois é sempre enérgico. Tem uma grande facilidade para trabalhar com planejamentos. Lidam com as mais diversas situações da vida de maneira prática, são ambiciosas e dominadoras. As vezes um pouco impaciente e intolerante. Estes são os principais pontos que precisam ser trabalhados.

2 - Melancólico

São pessoas tímidas, solitárias e pessimistas. Com a sensibilidade bastante intensa, costumam ser introvertidas e tendem a esconder seus próprios sentimentos. Preferem trabalhar com funções que possam ser exercidas individualmente. Um dos pontos fortes é a sua lealdade, porém, o pessimismo é algo muito forte que precisa ser trabalhado.

3 - Sanguíneo

São pessoas que não passam desapercebidos, são muito extrovertidas e falam bem, principalmente para grandes públicos. Por serem comunicadores natos, quem pertence a esse grupo, o mesmo gesticula exageradamente enquanto conversa e consegue se adaptar facilmente em diversas situações, costumam ser otimistas e sensíveis ao mesmo tempo. No entanto exageram em suas falas, além de serem impulsivas.

4 - Fleumático

São pessoas reconhecidas pela sua doçura e paciência, são excelentes observadores e preferem ter uma vida pautada por rotina. Preferem ambientes silenciosos. No entanto a indecisão, falta de flexibilidade e resistência a críticas.

Entendendo um pouco mais...

Para a ciência, o temperamento nada mais é que um conjunto de tendências e características que determinam o comportamento, já para muitos estudiosos é algo inato (que pertence desde seu nascimento), cada ser humano tem:

• sua percepção do mundo,
• a capacidade de desenvolver habilidades,
• criar seus próprios valores.

:. Temperamento de cada individuo não é por acaso.

:. Exercitar, controlar e canalizar nossas emoções é essencial para que possamos desenvolver nossa “Inteligência Emocional”, que é um assunto que vem gerando uma mobilização de muitas escolas de treinamentos e capacitações que estão trabalhando neste tema que pode ser bem explorado pelas organizações que se preocupam com desenvolvimento humano de seus colaboradores, ainda mais agora “pós pandemia”.

:. Tenha em mente que o temperamento não é algo predestinado, existirem pontos que determinam tais atitudes das pessoas, são muitos os circuitos cerebrais da mente humana, e cada um destes circuitos são maleáveis.

#inteligenciaemocional #entendimento #compartilhandoconhecimento


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O silêncio pode ser considerado uma resposta?

Método GTD

Produtividade Inteligente